John Robert Walmsley Stott, CBE (27 de abril de 1921 - 27 de julho de 2011) foi um líder Anglicano britânico, conhecido como uma das grandes lideranças mundiais evangélicas. Ele foi um dos principais autores do Pacto Lausanne , em 1974. Em 2005, a revista Time classificou Stott entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.
Uma de suas maiores contribuições internacionais são os seus livros. John Stott começou sua carreira como escritor em 1954 e escreveu mais de 40 títulos e centenas de artigos, além de outras contribuições à literatura cristã.
Entre os seus títulos mais famosos estão:
Cristianismo Básico.
Crer é Também Pensar.
Porque Sou Cristão.
A Cruz de Cristo.
Eu Creio na Pregação.
Firmados na Fé.
Cristianismo Equilibrado.
Entenda a Bíblia.
Cristianismo Autêntico.
O Perfil do Pregador.
Ouça o Espírito, ouça o mundo
A sua obra mais importante, Cristianismo Básico (leitura obrigatória), vendeu mais de 2 milhões de cópias e já foi traduzido para mais de 60 línguas.
"Deus me deu várias oportunidades para ouvir e conversar com o mundialmente conhecido Pr. John Stott. Sempre humilde (tomou lanche em nossa cozinha em São Paulo), sempre cordial, sempre pronto para expor um texto da Palavra de Deus. Pregou na Capela Metropolitana (hoje a Igreja Internacional do Calvário), quando eu era pastor. Ouvi-o pela primeira vez em Urbana, Illinois, EUA, expondo 2Coríntios 2.14–6.11 perante 11.000 jovens num congresso missionário, em 1964. No momento de perguntas e respostas, alguém indagou como ele encontrava tanto alimento espiritual no texto que acaba de expor. Respondeu com uma só palavra: "trabalho"!
Não casou, para cumprir o mandato que Deus lhe deu de ensinar e escrever, sempre esclarecendo e desafiando seus ouvintes e leitores. Fui a Cambridge para falar com C. S. Lewis sobre a possibilidade de publicar três dos seus livros em português; não encontrei Lewis, que palestrava em Oxford, mas, por acaso, encontrei um aluno que me informou que era crente. Como se entregou ao Senhor? Resposta: uma conferência de John Stott. Foi a primeira vez que ouvi esse nome. Não fazia ideia, há tantos anos passados, que um dia podia contar com sua amizade."
RUSSELL P. SHEDD
________________________
"Assim que fiquei sabendo que John Stott não estava mais entre nós, fiquei duplamente triste. Primeiro, porque ele foi um dos evangélicos que mais influenciaram minha leitura das Escrituras e do mundo (Como não lembrar das palavras de A cruz de Cristo, O que Cristo pensa da igreja? ou Ouça o Espírito, ouça o mundo?). Segundo, porque perdemos um homem comprometido com Deus e com a pregação relevante do evangelho no contexto de uma geração carente de homens comprometidos com Deus e com a proclamação relevante do evangelho. Obrigado, Stott, por sua passagem entre nós não ter sido em vão!"
JONAS MADUREIRA
__________________________
"O inglês John R. W. Stott, falecido em 27 de julho de 2011, divide com o galês D. M. Lloyd-Jones o lugar de mais importante pregador evangélico do século XX. Stott também foi pastor durante 25 anos de All Souls, uma influente igreja em Londres. Além de trabalhar como capelão da rainha Elizabeth II, foi um dos autores do Pacto de Lausanne e escritor de livros importantíssimos para a fé cristã, em especial A Cruz de Cristo, seu testamento teológico. Sua influência sobre a tradição evangélica é imensa e duradoura. Foi um destes presentes que Deus se agrada de conceder para sua igreja de tempos em tempos."
FRANKLIN FERREIRA
__________________________
John Stott foi um líder sempre à frente do tempo, procurou mostrar com segurança e firmeza bíblica os rumos aos cristãos nas mais variadas épocas em que viveu. Construiu sua teologia e pensamento num edifício bem estruturado e sólido que agora nos deixa em legado. Vamos esperar novos líderes deste mesmo naípe, pois vivemos numa época sem Deus e sem coração solidário onde o egocentrismo se tornou o deus deste século.
Dr. LOURENÇO STELIO REGA
__________________________
Cada um, leitor (quem não o é?) de John Stott, tem um pensamento dele para fazer seu.
Não é o meu caso, que tenho vários, como certamente ocorre com tantos outros devedores a ele.
Por isto, não destaco nenhum, mais dois títulos de livros seus: Crer é também pensar e Ouça o Espírito, Ouça o Mundo. Estes títulos resumem o pensamento de Stott. Estes títulos traçam o itinerário de todo cristão, que deve crer E pensar, ouvir o Espírito Santo E ouvir o mundo.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
Além de ser um dos melhores autores que tenho lido, com certeza um grande homem de Deus, seus livros mostram uma grandeza de caráter que somente um homem de Deus como Stott, poderia ter!!
Uma grande perda para a terra, um ganho para o céu!!
Missionária Sara Pavesi Veiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário